20 fevereiro 2011

Deusa do Silêncio!!

Hoje, dia 20 de Fevereiro, 2º dia do Sol no Signo de Peixes é o dia consagrado à deusa Lara (ou Tácita) pelos antigos Romanos.

Conta a lenda que esta era uma ninfa do Almo (ribeira que desagua no rio Tibre em Itália) e muito famosa tanto pela sua beleza quanto pela loquacidade.

Incapaz de guardar segredos, um dia viu-se em apuros por desafiar as ordens do grande Deus Júpiter, que lhe tinha pedido a ela e ás outras ninfas da ribeira ajuda e descrição para raptar a ninfa Juturna por quem estava apaixonado. Lara foi contar tudo a Juno, esposa do deus e este, irritado arrancou-lhe a língua e ordenou a Mercúrio, o mensageiro, que a levasse até Averno, a entrada do mundo infernal e reino de Plutão!

Mercúrio fascinado com a sua beleza, apaixonou-se e pelo caminho fez amor com ela. Nasceram duas crianças, conhecidas como Lares, deuses invisíveis e guardiões  dos lares.

Era venerada pelos Romanos como a Deusa do silêncio, da maledicência e ao mesmo tempo uma das divindades do silêncio eterno (a morte).Também era considerada como a Guardiã dos segredos e juramentos e protegia os viajantes.

Esta deusa do silêncio, é invocada quando se quer combater os ruídos inúteis e o barulho excessivo!

Protege contra o poder negativo da Inveja e das palavras maliciosas!!


8 comentários:

Fernanda disse...

Interessante, não é? Silêncio e maledicência, convivem lado a lado; são destas incongruências de que somos feitos!

Boa semana, Rosa.
Beijinhos

Andy disse...

Que bonita história! Gostei muito de saber, talvez inconscientemente já a tivesse invocado mesmo sem saber da sua existência.
Está lindo o blog assim :-)
Beijinhos!

Rosa Araújo disse...

Obrigada, Andy :)

Ando sempre a mudar o visual do meu blog e nunca estou satisfeita...Desta agrada-me mais, mas mesmo assim sempre que aqui entro, penso que ainda existe qualquer coisa que não está no ponto... :D

Que insatisfeita que eu sou! eheheh
(deve ser do meu Marte em Virgem :) )

Beijinhos

Vy disse...

Olá! Depois dizem que é coincidência! Que bom vir parar no seu blog! Posso dizer (ainda que assuste muita gente), que o meu som predileto é o "silêncio". Moro numa casa grande, com um quintal maravilhoso, mas já fiz de tudo pra sumir daqui por causa dos vizinhos. Eu "odeio" barulho. Pode crer que já estou nervosa pensando nesses dias de carnaval e em como o povo parece que fica retardado... Que barulhão, meu Deus!... Deparei-me com essa Deusa do Silêncio e queria saber mais sobre ela e como invocá-la, funciona? Porque se assim for, sou capaz de montar-lhe um altar. Adorei seu blog e tantas informações importantes. Também sou aprendiz, curiosa e queria ser muito mais praticante do que sou. Vou aguardar sua visitinha no meu canto, vai ser bom trocar figurinhas! Um bater de asas lilases pra você! Vy

Rosa Araújo disse...

Vy,
Realmente, não sei se funciona, porque não experimentei pessoalmente e informação sobre esta deusa existe pouca...

Do que tenho conhecimento, invoca-se a deusa, mas em pensamento (lá está o silêncio!),chamando-a por um dos seus nomes (é conhecida por mais do que um) e fazendo o pedido que se pretende ver realizado. Desconheço se existe alguma oração de invocação...

Li que os dia propícios são a terça feira e Sábado, mas tb não sei se é verdade...

Os antigos usavam as folhas de louro como arte divinatória, lançando-as ao lume e "lendo" os sinais no seu crepitar (o que nunca vi fazer, confesso)...Esta é uma forma de adivinhação, ou oráculo atribuído a Lara.

Gosto muito de mitologia e fico fascinada com todas estas lendas de deuses e deusas!!

Pode ter a certeza que visitarei o seu canto ;)

Beijos mágicos
(e que Lara oiça as suas preces!)

Lara MiniMundos disse...

NAo gostei muito por q meu nome é lara e o siguinificado do meu nome é de uma deusa q cortou a lingua fiquei ofendida

Lara MiniMundos disse...

meu nome é lara

Rosa Araújo disse...

Lara,

Vê antes pelo lado positivo.
É uma deusa que nos protege das más línguas e daquelas pessoas que gostam de se meter onde não são chamadas e nem sabem guardar um segredo! ;) :)