01 dezembro 2010

Os Dias e Horas Planetárias

Cada dia da semana está consagrado a um planeta, tanto é que em algumas línguas alguns dias têm mesmo o nome parecido ao dos planetas. Deixo aqui só 2 ou 3 exemplos:

 (Espanhol)                                          ( Francês)
Lunes  (2º feira) = Lua                           Lundi
Martes (3ª feira) = Marte                       Mardi
Miércoles (4ª feira) = Mercúrio              Mercredi


Cada dia tem sempre dois regentes (planetas).
Um Diurno e outro Nocturno.

Os dias em astrologia não começam às 00horas, mas sim ao nascer do Sol e terminam quando o Sol se põe.

Regentes Diurnos
Domingo - Sol
2º Feira   - Lua
3ª Feira   - Marte
4ª Feira   - Mercúrio
5ª Feira   - Júpiter
6ª Feira   - Vénus
Sábado   - Saturno

Para uma pessoa que tenha nascido num Domingo depois do sol nascer e antes de ele se pôr, nasceu no dia do Sol. Se nasceu numa 2ª, então é a Lua e por aí fora...

Regentes Nocturnos
Domingo  - Júpiter
2ª Feira   - Vénus
3ª Feira   - Saturno 
4ª Feira   - Sol
5ª Feira   - Lua
6ª Feira   - Marte 
Sábado   - Mercúrio

Se nasceu na mesma ao Domingo, mas depois do Sol passar a linha do horizonte e deixar de se ver (ou seja, no Domingo à noite) então o planeta já não é o Sol mas sim Júpiter. 

Nos mapas astrológicos isto é fácil de se ver. Se o Sol está na parte inferior do mapa (abaixo da linha Asc/Desc. ), então o regente é nocturno. E como é óbvio, se estiver acima da linha, é diurno.

As horas também têm os seus planetas mas como precisaria de dar uma explicação mais exaustiva, ficará para uma próxima. No entanto, o funcionamento é idêntico, sendo aqui necessário calcular o tempo de duração de cada hora (planetária) dentro das 24 horas (do relógio) , porque os dias/noites não têm todos a mesma duração ao longo do ano.

Esta atribuição planetária pode ser usada para tudo, mas é particularmente útil em astrologia electiva, para ajudar a encontrar o momento favorável a determinados eventos.  

 
 
 

7 comentários:

HAZEL disse...

... ou então, para quem tem preguiça de fazer contas, como eu, instalar o Chronos no PC, que ele faz tudo por nós! ehehehe :)

Rosa Araújo disse...

:)
Se faz estas contas, óptimo! Economiza-se no tempo ;)

Agora eu, que passei por uma escola onde aprendi e me habituei a fazer todos os cálculos relacionados com astrologia "à mão", que por vezes até me esqueço que já existem tecnologias para tudo :)))

Tenho de instalar esse tal de "Chronos" (Saturno)!!

HAZEL disse...

Faz tudo, até avisa quando muda a hora planetária, é uma maravilha. :)

Aqui está o link: http://chronosxp.sourceforge.net/pt/

O Mundo d'Anita disse...

AH! Muito obrigada Rosa! Agora já sei o dia planetário em que nasci ;)

maria guida disse...

Obrigada pela partilha!Uma maravilha!

http://aoabrigodaclaridade.blogspot.com

Roberta Maia disse...

Que Blog maravilhoso!!!
Informações importantes para quem ADMIRA o UNIVERSO e o RESPEITA como eu!!!

PARABÉNS!!!
Muita LUZ!!

Rosa Araújo disse...

Maria Guida,
Obrigada pela visita!
Já lá fui espreitar, mas voltarei ;)
bjs



Roberta Maia,
Ainda bem que posso ser útil!
Este é um blog onde procuro partilhar com os outros os meus conhecimentos(em especial astrologia!) e ao mesmo tempo partilhar tb algumas das minhas minhas vivências pessoais, mas sempre escrevendo com o coração...
bjs