11 novembro 2010

Histórias de encantar

"...- Senhora bruxa! - grita a Anita. - Venha cá! O Verdilhinho já encontrou as sete penas.
- Estão a mentir-me - berra a bruxa. - É impossível, ele não pode ter as sete penas! A sétima tenho-a eu! Está aqui na minha mão. Nesse momento o elfo, rápido como um relâmpago, agarra a pena. Na mesma altura o ogre engole a bruxa e o seu chapéu.
- Brrr! Esta bruxa sabe mesmo mal! - diz o ogre enquanto cospe a vassoura.
- Boa, ogre! Boa, elfo! - exclama a Anita. - Graças a vocês já temos as sete penas e o Verdilhinho pode voltar a ser ave! Dêem cá um beijinho! - pede a Anita.
O ogre nem a deixa pedir uma segunda vez... Tira logo o chapéu e, quando a Anita lhe dá o beijo na cara, o gigante cora de vergonha."...

(Excerto de um dos livros da colecção "Anita" de 
Gilbert Delahaye e Marcel Marlier,
  da Verbo Infantil)



(Shiuuuu! Não contem a ninguém, mas sou eu 
que tenho a vassoura da bruxa!! )


Andava eu a procurar uma imagem para servir de "lar doce lar" da aprendiz de feiticeira, quando tropecei nos livros da Anita das minhas filhas. 

Por momentos voltei a ser criança de novo e dei por mim a lê-los com a mesma vontade e deslumbramento com que o fiz, quando, no meu oitavo aniversário os meus pais me ofereceram o volume de "Anita e a festa de anos"!
Nessa época andava eu na 1ª classe (pois, porque só entrei para a escola aos 7 anos), mas já lia bem. Só quando chegava ao Pantufa, não sei porquê, mas lia sempre Tabufa! ahahah (para grande risota da minha mãe e irmã!)

Com o passar dos anos, os livros desta colecção mudaram um pouco de aspecto. As folhas são mais finas. No entanto, as imagens continuam fantásticas e só por si já vale a pena folheá-los. 

Fui ver como andam os meus mapas astrológicos e no mapa de profecção (um tipo de mapa para previsões), tenho precisamente a Lua a passar no grau do meu Mercúrio Natal!
Mercúrio que só por si representa a comunicação, leitura, livros... e rege a minha casa IV, umas das casas relacionada com a infância. A Lua que tem a ver com as nossas memórias, no meu mapa natal está na casa IV. 

Com este meu reviver de memórias, este remexer em livros (sobretudo infantis) e ainda o voltar a escrever neste meu blogue que andava tão "perdido", só podia ter o dedo de Mercúrio e Lua!!
 

10 comentários:

HAZEL disse...

Ah... eu também sou uma fã dos livros da Anita.
As ilustrações são verdadeiramente mágicas, parecem reais.
Uma vez, achei no lixo vários livros da Anita, fiquei tão contente!!
Juntei aos meus de infância, e os repetidos ofereci na escola do meu filho.

Quando levo o meu filho à Biblioteca, costumo folhear outros títulos que não tenho, enquanto ele brinca.

:))

António Rosa disse...

Olá Rosa, vim agradecer-lhe e deixar-lhe um abraço por ter ido ontem à festa que houve no 'Cova do Urso'. Só não vim mais cedo, por falta de tempo.

Reparei que tem mais um blogue. Vou espreitar.

António

Rosa Araújo disse...

Hazel e António,
Obrigada pelas vossas visitas, são sempre bem vindos a este meu cantinho que tb é vosso... ;)


Hazel,
Tb eu sou fã dos livros da Anita. Mesmo em adulta, fico fascinada a apreciar cada detalhe das ilustrações...


António,
E ia lá eu faltar à festa!! :)
Sim, tenho outro blogue, a "Baiuca"...Blogue esse que decidi abrir exclusivamente dedicado à astrologia e aos leitores interessados em tirarem dúvidas. Tem tido pouco movimento e infelizmente quem me contacta é sobretudo para pedir consultas, quando a intenção inicial era mais no sentido de "ensinar" o que fui aprendendo. Fazer pequenas análises (tb estou cá para isso), mas principalmente tirar dúvidas a quem se interesse por astrologia e até tarot, se for caso disso...


Bjs para os dois

O Mundo d'Anita disse...

Chamou-me logo a atenção o facto de teres posto um excerto de um livro da Anita porque eu adoro esses livros ;)
É o meu primeiro contacto com o blog mas parece-me muito nostálgico por isso vou segui-lo.
Se fores fã dos livros da Anita passa pelo meu blog inteiramente dedicado a eles.
Abraços

Rosa Araújo disse...

Mundo d'Anita,

olá e muito bem vinda ao cantinho da "Aprendiz de Feiticeiro" (cada vez mais Maga, mas sempre aprendiz) :)
Um pouco de nostalgia é um dos ingredientes, mas tem muitos outros...mas sempre com muito sentimento, porque não sei ser de outra forma...

Já passei no teu blog, mas espero lá voltar com mais tempo ;)

Um abraço e boas leituras

Patricia Barros disse...

Olá!

Resolvi conhecer teu espaço e adorei.

Também gosto muito da leitura mas infelizmente não tenho conseguido satisfazer este gosto, talvez quando minha menina for mais crescida.

Vou continuar minha visita e espreitar por aí :)

Rosa Araújo disse...

Olá Patrícia

Grata pela visita :)
... e já agora dá uma espreitadela aos "escritos" mais antigos e espero que gostes da leitura! ;)

Um abraço de boas vindas

O Mundo d'Anita disse...

Rosa... muito obrigada por passares pelo meu blog... por agora tem apneas umas curiosidades sobre a Anita, os seus criadores e etc mas estou a preparar muito mais coisas inclusive fotos interessantes que mostram como Marcel Marlier faz as ilustrações se etc...
Amo este blog, já li várias postagens..

beijos

Anónimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Rosa Araújo disse...

Merci, Daniel :)