31 outubro 2009

Halloween



Presume-se que o Halloween esteja relacionado com as tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha muitos séculos antes de Cristo, os Celtas. Era a sua 4ª e última festa anual e marcava o fim de um ciclo e o começo de outro, a passagem para o novo ano. Marcava o fim do verão e inicio do Inverno e tinha forte associação com a morte por ser uma época em que toda a natureza parece morrer.

Inicialmente era uma festa pagã, que acabou por se misturar com rituais cristãos aquando das conquistas romanas. Com os anos foi sofrendo alterações e várias comemorações acabam por se juntar, misturar e até confundir…

Halloween, dias de todos os Santos, dia de Finados ou dos mortos, dia das Bruxas … pagã, ou cristã, com influência hollywoodesca ou comercial, o que importa mesmo é que aproveitemos o que os nossos antepassados nos deixaram de herança para tornarmos esta nossa breve passagem pela terra mais rica e cheia de lembranças inesquecíveis…

No ano passado, na minha casa, vivia-se a noite das bruxas como tema para uma festa surpresa do aniversário da minha mãe. Nesse dia ainda estávamos todos, hoje um de nós já se encontra no mundo dos espíritos…

Sempre gostei de me mascarar, de brincar fantasiada…e nesta festa pude dar asas à imaginação vestida de bruxa anfitriã. Entre poções mágicas (receitas), e panelas que se transformaram em caldeirão, estava eu, a eterna aprendiz de feiticeiro, cozinheira de afectos e recordações…
Da decoração encarregou-se a minha bruxinha mais velha, que adora organizar festas e esta bem especial por ser para a avó e que prometia muitas emoções.
Não faltaram os doces, o bolo de aniversário com decoração de aranha, as maçãs vermelhinhas (mas não envenenadas, porque aqui a bruxa é do bem), a abóbora que se encheu com a sangria feita pela minha irmã…e muito, muito mais!

Hoje, sou apenas uma bruxa à paisana :)) no meu pijama de ursinhos em frente ao PC, a escrever um texto de ultima hora porque o dia foi curto e o gastei todo a conviver com aqueles que mais gosto…a minha família!

Bons festejos para todos ;)

Sem comentários: