02 outubro 2009

Mal-me-quer, Bem-me-quer

Inspirada nas margaridas da Zininha, resolvi escrever este artigo e para ilustrar usar uma foto de há duas dúzias de anos atrás do meu álbum de família...
Quando tinha os meus 14/15 anos, apoderei-me de um pedaço de terra lá na quinta onde vivíamos e dediquei-me de corpo e alma ao seu arranjo. Todos os dias depois das aulas ocupava parte do meu tempo livre, por vezes até o lusco-fusco não me deixar ver mais nada, a cavar e limpar o meu pedaço de mundo. Ali, enquanto ia sonhando arrancava cada erva daninha, grama a grama até não restar nem uma pequena raiz. Mexia e remexia a terra e a sensação nas minhas mãos tinha o sabor da liberdade e da conquista... Era o meu pequeno mundo de sonhos! E como Peixes gosta de sonhar!
Ficou um bonito jardim, com uma forma ligeiramente para o triangular. Aproveitei o tanque de cimento (onde eu e a minha irmã apreendemos a nadar!), para servir de abrigo às minhas flores e fonte de rega. E lá está ele, por trás dos meus malmequeres, escondido, mas presente!


Os malmequeres vieram mais tarde, não muito mais tarde, mas numa época em que o amor já era mais do que um sonho...O meu príncipe que não veio num cavalo branco, mas num raio de luz num outro jardim. Não admira que a minha estação do ano preferida seja a primavera! Também foi num final de primavera que fui atingida pela seta do Cupido...


Gosto de cores, de multicores, de roupas coloridas, de estampados floridos, do arco-íris... Não suporto a vida a preto e branco, embora tenha peças de roupa preta. Dão-me um ar distinto e misterioso, acho eu!
Gosto de flores, de todas as flores, mas os malmequeres e as rosas são as minhas eleitas. Eu sei que são o oposto, umas singelas mas lindas de tão simples e as outras a sofisticação em forma de flor.


Vénus é o planeta das flores e dos jardins e do gosto pessoal de cada um de nós (Saturno está mais ligado ao amanho da terra que depois Vénus enche de cor e beleza). Uns são de gosto mais arrojado e avant-garde como é o caso de uma Vénus em Aquário, outros mais sóbrio e discreto quando se encontra em Capricórnio, outros com a exuberância de Leão e por aí fora... Caracterizar uma flor de Vénus em Balança, a rosa é claro! Elegante, sofisticada, bela mas suave.
E o malmequer na sua brancura selvagem? Qual a vossa opinião? (Eu ainda não consegui encontrar um signo para ele...)
Com a minha Vénus em Touro talvez combinem ambos, juntos...

13 comentários:

Reyel disse...

Tbm amo flores! Adorei seu post.
Bendita sejas!

Zininha disse...

Minha querida... fiquei arrepiada...
Texto de muita beleza, assim como a foto...
Quantas lembranças hein???
Diria que recordar é reviver, e säo momentos lindos...porque não reviver...

Sinto-me feliz em ter feito voce vibrar com os malmequeres... tenho uma foto deste tenra idade, onde estava no meio de um campo de malmequeres...

Lindoooooo!!! Beijos, minha amiga...

.Lis disse...

Linda forma de admirar as flores. E o seu jardim, quanto carinho colocado ali em cada remexida na terra. Também gosto das rosas sofisticadas e dos malmequeres singelos .
Aqui, estamos me plena primavera e a floração vai iniciar enfeitando nossos campos de flamboyants de todas as cores.
Um feliz final de semana,Rosa.

Samsara disse...

Não é por acaso que tens nome de flor :))

Um texto e uma ilustração muito bonitas, parabens, é bom recordar.

Um beijinho

Rosa Araújo disse...

Obrigada a todas pela visita e pelas palavras. Gosto muito de ler os vossos comentários :)

Adoro flores, mas o irónico é que o meu quintal anda tão despido de cor... :$
É verde e mais verde. É o que faz ter marido madeirense que não descansou enquanto não "encheu" os pouco metros quadrados com árvores da terra dele :)) Pelo menos assim sempre tem um cheirinho da ilha...
Mais uma laranjeira, 1 limoeiro e uma nespereira...( citrinos dão sempre jeito).

Beijinhos e um bom fim de semana para todas
Rosa

Zininha disse...

ROSITA MINHA AMIGA... TEM UM SELINHO QUE FIZ PARA TODAS MINHAS AMIGAS DO BLOGSPOT... MEU PRIMEIRO MIMO, FEITO POR MIM...

ELE TE ESPERA NO JARDIM DA MINHA VIDA...


BEIJOS....TENHO CERTEZA VAI GOSTAR...

Andy disse...

A fotografia é linda e adorei o post!
Bjinho

Rosan disse...

Rosa.
vim agradecer pela visita e por seguir, o meu blog.
percebi que tens muitos selinhos, e quero te oferecer um que não vi ainda aqui no teu blog,
na bara lateral tem tres, te ofereço o selinho 3
para que aumentes tua linda coleção de premios.
um beijo

tereza ferraz disse...

Lindo Rosa!
E vou aprendendo...
Que belo jardim!
bjs no coração

tereza ferraz disse...

ps: ha selos para vc no blog, fique a vontade.

Rosa Araújo disse...

Zininha, Rosan e Tereza
Os vossos presentinhos já se encontram no meu cantinho das oferendas, obrigada ;)

Rosan
É sempre bem vinda ao meu cantinho do feiticeiro :)
Adorei os seus cactos. Em tempos, quando o meu irmão ainda era criança, chegou a ter uma grande colecção de cactos...

Tereza
Gostei de todos os selos e fiquei na dúvida qual escolher e acabei por optar por aquele que diz "Amo ser blogueiro", o que é uma grande verdade...

Andy
Fico contente que tenhas gostado :)
Cada foto é um pedaço de nós...

Beijinhos para todas

Friends Forever disse...

Oi Rosa, tudo bom?
Adorei seu blog!Eu amo astrologia!
Vou voltar mais vezes com certeza.
Bjs, Rozani

Rosa Araújo disse...

Rozani
Obrigada pela visita, é sempre bem vinda! :)

(ultimamente ando muito preguiçosa para escrever e tb ocupada com outras coisas, incluindo astrologia, mas vou ver se escrevo outros artigos... Os meus leitores merecem!! )

bjs