02 agosto 2009

Vénus, a Estrela Vespertina

Ontem, por terras alentejanas, ao som das músicas de Michael Jackson e de alguns artistas portugueses e da algazarra própria dos festeiros em fase de últimos preparativos para a festa da aldeia, nós preparávamos o palco para mais um concerto...Isto é, eles, porque eu estava um pouco “empenada” e pouco mais me restava para fazer que deambular por entre colunas de som, de e para o carro...sentar, levantar, porque não conseguia estar muito tempo na mesma posição...
Sem muito com que me ocupar, dei por mim a olhar para um monte de sobreiros lá ao longe e a procurar no firmamento a estrela vespertina . Em vão, claro! Será que estava encoberta pelas nuvens que teimavam em tingir o nosso bonito céu de verão de cinzento?

Veio-me à memória os meus tempos de adolescente, em que fazia cerca de 2km a pé ou de bicicleta entre a paragem de autocarro e casa e muitas vezes tinha por companheira aquela bonita estrela brilhante que surgia ao final da tarde, ou cair da noite. Quando conheci o meu marido, ela passou a ser a “nossa estrela”. Coisa de namorados apaixonados :)
Só quando passei a interessar-me por astrologia, soube que se tratava do planeta Vénus, que por sinal é regente dos nossos (meu e dele), signos solares (touro e balança, respectivamente). Vénus, o planeta do amor!

Hoje, ao olhar para o mapa do céu do momento, percebi porque ontem à tardinha não a vi...
Se a quero ver tenho de me levantar bem cedo, porque agora ela é a Estrela d’Alva. É o que acontece quando Vénus se encontra no signo anterior ao do Sol e se ergue antes dele. Só assim é possível vê-la antes que os raios solares ofusquem o seu brilho.
Só em Janeiro de 2010 Vénus faz conjunção ao Sol em Capricórnio e depois o ultrapassa em graus. À medida que se afasta do Sol vamos conseguindo vê-la , primeiro ainda com alguma luz do dia e depois cada vez mais tarde.
Nessa altura será a Estrela da Tarde ou Vesper.

13 comentários:

tereza disse...

Ola Rosa!
Gosto de chegar aqui e ler, sou leiga, mas aprendendo. Vénus conhecia como falou: estrela Vesper...Amo olhar o ceu estrelado.
Abraço

Norma Villares disse...

Ola Rosa. Bem, eu pensei encontrar poções mágicas. Tictaclamitac... Tictaclamitec... Tictaclamitic... Tictaclamitoc... rsrsrsrs. Eu também estou aprendendo, vou ler suas postagens. Abraços sublimes

Maria Izabel Viégas disse...

Amiga, gosto tanto de ler o que escreves, são crõnicas e ensinos. ´Vênus é uma estrela marcante mesmo, lembro-me muito dela na infãncia e na adolescencia. depois ...fui esquecendo-a, ora, casei-me com uma ariano, hei de ficar a olhar marte ;))
Bela lembrança a tua: A estrela D'alva tão cantada em versos e ela Vesper,há um significado para quem nasce com uma ou outra no mapa , não? Bem...eu esqueci...
beijinhos amiga! obrigada por me visitar. é muito bom estar com nossos amigos!
Ah... e este Blog promete, bela!!!

Maria Izabel Viégas disse...

oi Rosa querida, dá uma olhadinha no meu Viajantes na Linha do tempo...tem um selinho para ti.
Beijos no seu coração!

sindicato da notícia disse...

Ganhou um seguidor. Deu uma vontade de voltar por estas bandas e circular por terras alentejanas. Só mudaria a música. Talvez um José Cid, um Roy Orbson, Louis Prima...

Adelaide Figueiredo disse...

Rosa,

Passei por aqui pela primeira vez e gostei muito deste seu texto. Passarei mais vezses.

Rosa Araújo disse...

Tereza e Norma

Tb eu estou a aprender, sempre! ;)
Estejam à vontade para sugerir temas que gostariam de ver aqui abordados.
Bj

Rosa Araújo disse...

Pois é Izabel, sem planear previamente, acabei por dar um cunho muito pessoal ao meu blog. A 1ª intenção era falar de astrologia, tarot e um pouco de lendas antigas, mas de uma forma mais genérica e impessoal, mas quando dei por mim já estava a relatar situações vividas por mim :)
É sempre assim! Não consigo "separar-me" das minhas criações :)) Mas estou a adorar escrever, embora um pouco preguiçosa ultimamente.

Quanto ao significado no mapa natal da estrela D'Alva ou Vesper, fiquei a pensar nisso, é que não abordamos esse assunto nas aulas. No entanto, indo aos principios básicos sobre os quais se fundamenta a astrologia existe uma coisa que se chama orientalidade e ocidentalidade. Funciona para todos os planetas, incluindo Vénus. Uma vez que esta é de natureza feminina, quando está ocidental ao sol( seria Vesper), expressa-se no seu melhor, é mais receptiva, embora mais discreta tb. Quando se ergue antes do Sol ( estrela d'Alva), ou seja está oriental, fica mais masculina e expansiva. É um pouco como Vénus num signo de Fogo.

bj

Rosa Araújo disse...

Sindicato da notícia ( ou Raul)

Volte sempre!
Este país à beira mar plantado é pequenino, mas tem muito para visitar :)
Quanto à música, é à escolha, naquele dia, naquele momento é que não podia escolher. Fui apenas uma ouvinte passiva.
Interessante ter mencionado José Cid, é meu vizinho (ou quase), é de uma terra pertinho daqui (cerca de 20km), mas não o conheço pessoalmente, muito embora o ouça desde pequena. Sem "ar" de grande estrela, é dono de uma voz que tem sobrevivido ao passar dos tempos e das modas e passado de geração em geração.

Um abraço lusitano

Rosa Araújo disse...

Adelaide,

Seja bem vinda! Espero que continue a gostar da leitura e que volte sempre.
bjs

Maria Izabel Viégas disse...

Amada Rosa, viu? Sua explicação foi demais. lembrei-me deste detalhe. obrigada!
E como quero ver este Blog com muitas magias, pois és uma bruxinha de pprimeira linha além de excelente astróloga, vem ao meu Blog Memórias, tem outro selinho.e , eu coloquei um outro selo lino que ganhei para todas minhas queridas. E vc estva na lista , uma das primeiras. pega lá, se gostares, é claro!
É difícil distribuir selos, temos muitos queridos, não eh mesmo/
estou esperando o próximo post... rsrsrsrs Aguardando ansiosa!
Obrigada pelo amiga nota 10, fiquei toda boba!
beijos amada!

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

amar, sentir y v vir
todas las sensaciones
que den paz En este tiempo
para descansar, rosa araujo
,
sosiego y
tranquildad a nuestro corazon.
Desde mis HORAS ROTAS,
y AULA DE PAZ
un afectuoso abrazo y
cariño compartido
siempre desde el alma
saludos
de amistad:
---Jose Ramon---

Rosa Araújo disse...

Jose Ramon

Obrigada pela visita e pelas palavras de paz e tranquilidade.
Visitei o "HORAS ROTAS" e com tempo irei ver "AULA DE PAZ".
Sucesso para ambos.

Abraço